segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Roda de conversa...


No ultimo dia 23/10/2010 as 15h30min o cavalete andante esteve no Centro Cultural da Juventude para mais uma intervenção oficina. Com participantes de 18 a 30 anos, estiveram presentes três participantes especiais, do programa acompanhante comunitário da saúde da pessoa com deficiência. Tendo em mãos fotografias do espaço, todos foram convidados a exercitar o olhar explorando a espacialidade local.

Após utilizarmos as imagens fotográficas como dinâmica e introdução a oficina, nos reunimos para saber as descobertas e impressão de cada andante. Um fato curioso que aconteceu foi que muitas pessoas conheciam o CCJ “Superficialmente”: Andante (“A imagem fotográfica me possibilitou a enxergar o CCJ de outra forma”.). De fato a curiosidade foi alem do permitido, visitamos lugares que normalmente passa despercebido pela maioria que freqüenta.Locais como mezanino, estacionamento, mirante ,escadas e corredores foram ocupados pelos pintores andantes. Nesses espaços os andantes pensaram a interação que o espaço permite para a construção dos trabalhos pictóricos, utilizando como expressão plástica a pintura acrílica sobre tela.

No decorrer da ocupação, acompanhamos de perto o processo de experimentação e construção dos participantes, vimos às dificuldades e soluções que cada um encontrou para seu trabalho, sugestões de como manusear as tintas plásticas foram inseridas aos andantes, ao mesmo tempo os deixado livres para experimentar outras formas de força e expressão máxima.

“A pintura nunca é prosa: é poesia, está escrita em versos com rimas plásticas(...)As rimas plásticas são formas que ressoam entre si,respondem a outras formas ou ao espaço que as rodeiam.”( Pablo Picasso).

Jardélio Santos


segunda-feira, 8 de novembro de 2010